terça-feira, 11 de outubro de 2011

TOP 10 Terror Asiático

Photobucket


O cinema de terror asiático é, sem dúvida, conhecido pela sua abordagem e temática única, bastante diferente da que se assiste no terror ocidental. Na Ásia, tende-se a focar no aspecto psicológico, a que gosto de chamar "terror implícito", e à criação gradual de tensão e antecipação, geralmente envolvendo fantasmas, entre outros aspectos mais "regionais".

Aqui fica a nossa lista do que consideramos ser os 10 melhores filmes oriundos da Ásia.



1. A Tale of Two Sisters (Janghwa, Hongryeon - 2003)

Photobucket

A Tale of Two Sisters” (Janghwa, Hongryeon) é um filme de terror sul-coreano de 2003 realizado por Kim Ji-Wun e protagonizado por Su-jeong Lim e Geun-yeong Mun, nos papeís das duas irmãs que o título refere. É indiscutivelmente um fantástico thriller, que na minha opinião, merece o primeiro lugar desta lista, na medida em que prende-nos ao ecrã como muito poucos fazem. O filme gira em torno de duas irmãs que regressam de uma instituição mental e são recebidas pelo pai e pela madrasta, esta última que revela ser uma mulher imensamente cruel, pois "tortura" constantemente a irmã mais nova. Só que todos ali estão envoltos num mistério, e acontecimentos perturbadores e sobrenaturais começam a acontecer que irão provocar um verdadeiro horror naquela casa. Mas muitas perguntas precisam de resposta: porquê o ódio da madrasta? Quem atormenta a casa? Qual é o segredo negro que envolve aquela família?


Crítica: Aqui
Trailer:




2.
Ringu (1998)

Photobucket

"Ringu", é um filme japonês de 1998, realizado pelo visionário Hideo Nakata. Este é o filme original que deu origem ao remake americano "The Ring". Partilham, evidentemente, da mesma premissa, isto é, é acerca da misteriosa cassete de video que mata qualquer pessoa que a veja. É um clássico, mas muitos consideram ser inferior ao remake. Pessoalmente, apesar de considerar o remake o melhor remake de sempre, acho que o original consegue ser profundamente assustador.

Crítica: N/A
Trailer:




3.
Ju-On (2003)

Photobucket

Ju-On: The Grudge, realizado pelo japonês Takashi Shimizu, é das mais aterrorizantes sagas da década de 2000. São filmes em que a vertente psicológica típica dos filmes asiáticos encontra-se muito acentuada. "Ju-On" é o filme que originou os remakes americanos "The Grudge". A história é sobre uma maldição, a qual diz que quando uma pessoa morre num momento de extremo ódio, uma maldição nasce, tomando a forma das vítimas, assombrando e matando qualquer um que entre em contacto com ela. Nestes filmes seguimos os fantasmas vingativos de Kayako e Toshio Saeki.

Crítica: Aqui
Trailer:




4.
Audition (Ōdishon - 1999)

Photobucket

Takashi Miike é dos cineastas japoneses mais particulares, pois a atmosfera que consegue criar, coadjuvado com um elevado nível de violência gráfica e explícita, é susceptível de chocar qualquer pessoa. O filme retrata a história de um executivo de uma grande empresa, Aoyama, que 7 anos após a morte da mulher e com a ajuda de um amigo cineasta, assiste a uma audição para a escolha de uma actriz, para o papel principal. Essa audição tem indirectamente o propósito de encontrar uma possível esposa para Aoyama. Imediatamente, Aoyama fica fascinado por uma das raparigas, Yamazaki Asami, uma bela e misteriosa jovem com formação em ballet. Apesar de Asami não ser seleccionada para o filme, Aoyama liga-lhe e convida-a para jantar. Só volta a contactar a rapariga mais tarde com medo de acelerar as coisas muito rapidamente. Asami deixa o telefone tocar; ela está sozinha, num quarto escuro, mas, na realidade, não está completamente sozinha… Ao seu lado está uma das suas vítimas, que Asami mantém fechada, dentro de um saco, no chão! Apesar de, por vezes, ser um filme incompreendido devido à dicotomia que apresenta, isto é, a excessiva violência e o desafio intelectual, é mesmo daqueles filmes que nos deixa a pensar. Considero que é uma obra-prima do realizador e do cinema asiático.

Crítica: N/A
Trailer:




5.
The Host (Gwoemul - 2006)

Photobucket

The Host, é um filme sul coreano ao género "monster movie" de 2006 realizado por Joon-ho Bong. Os habitantes de Seul observam surpresos à plena luz do dia um estranho objecto pendurado na ponte do rio Han. Na realidade, trata-se de uma monstruosa criatura mutante, que ao despertar começa a atacar as pessoas em seu redor. Um dono de quiosque à beira-rio contempla horrorizado a captura de sua filha pelas garras do monstro. Enquanto o exército se empenha em caçar a criatura, este homem simples de muita coragem e a sua família decidem empreender uma caçada por sua própria conta, na esperança da sobrevivência da miúda.

Crítica: N/A
Trailer:





6.
Dark Water (Honogurai mizu no soko kara - 2002)

Photobucket

Hideo Nakata é igualmente o realizador de Dark Water, o que demonstra a excelência deste realizador. Por acaso ambos os filmes tiveram remakes bastante aceitáveis, até superando os originais em alguns aspectos. O argumento do filme centra-se em mãe e filha que mudam para um apartamento enquanto decorre o processo de divórcio litigioso. O apartamento não apresenta grandes condições de habitabilidade mas a mãe acredita ser a solução temporária mais adequada. No entanto, subitamente, começam a aparecer manchas de água no tecto, provenientes do apartamento do andar superior, supostamente vazio. Insegura da sua própria sanidade mental, a mãe inicia uma investigação na tentativa de descobrir o que se está a passar no apartamento. Entretanto, a sua filha começa a adoptar um comportamento bastante estranho afirmando que tem visões de uma menina de cabelos longos e negros…

Crítica: N/A
Trailer:





7.
I Saw the Devil (Akmareul boattda - 2010)

Photobucket

I Saw The Devil é um filme sul coreano de 2010 realizado por Ji-woon Kim, com uma premissa muito simples: Um agente secreto persegue um serial killer que matou a noiva dele. É uma obra inteligentíssima a todos os níveis, que nos mantém presos ao ecrã do primeiro ao último minuto.

Crítica: Brevemente
Trailer:





8. Suicide Club (Jisatsu Sākuru - 2002)

Photobucket

Suicide Club é um filme muito forte e poderoso, especialmente pelo tema que retrata. 54 raparigas atiram-se para a linha de comboio. Tal incidente parece ser apenas o início de uma onda de suicídios por todo o país. O Detective Kuroda tenta encontrar a resposta para esses actos absurdos e se existe alguém por trás de tudo isso instigando os jovens a tirarem suas próprias vidas.

Crítica: N/A
Trailer:





9.
Shutter (2004)

Photobucket

Shutter é um filme tailandês lançado em 2004, que é absolutamente aterrador. Posso mesmo dizer que é dos poucos filmes que fizeram-me mesmo saltar da cadeira. Penso que o realizador conseguiu mesmo introduzir o medo através da aparência dos fantasmas, é muito spooky, para alêm dos efeitos visuais e sonoros serem muito bem utilizados.
O jovem fotógrafo Thun (Ananda Everingham) e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) descobrem misteriosas sombras em suas fotografias, tiradas do local de um acidente. Enquanto investigam o fenômeno, descobrem que os retratos contêm imagens sobrenaturais, assim como outras...

Crítica: N/A
Trailer:





10.
Alone (Fad - 2007)

Photobucket

Alone, é um filme tailandês de 2007 realizado por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, a mesma dupla que trouxe anos antes o Shutter. Está muitíssimo bom pois leva o suspense a um nível completamente diferente, sendo dos melhores filmes fantasmagóricos da Ásia. O filme conta a história de Pim, uma jovem mulher que até aos 15 anos estava ligada pelo estomâgo à sua irmã gémea Ploy. As duas foram separadas, mas infelizmente Ploy não sobreviveu. Agora adulta, Pim vive na Coreia com o seu namorado Wee, mas é forçada a voltar quando a sua mãe tem uma trombose. Não é surpresa nenhuma quando Pim começa a ser atormentada por Ploy, que parece determinada a que fiquem juntas para sempre...

Crítica: N/A
Trailer:





por Sarah Queiroz

38 comentários:

  1. Nossa, não vi nenhum dos citados. Apenas aqueles que ganharam remake americano como ~Ringu~, rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os remakes americanizados são um total fracasso, os originais são bem melhores!!

      Eliminar
  2. Já vi alguns destes e outros. Falta-te a curta metragem Kowai Onna (rattle rattle). Pequena mas assustadora. :D
    Outro interessante é o one missed call.
    E se gostas de extensões de cabelo, o Ekusute Exte aka Hair Extensions é ideal para nunca voltares a fazê-las.

    ResponderEliminar
  3. The Host é talvez o melhor blockbuster asiático de sempre ! O Saw the Devil é bastante bom e tou para ver o Audition k dizem ser bastante intenso!

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Só vi Shutter e fiquei feliz com o resultado, gosto muito do final do filme. Mas admito que tenho certo preconceito com o cinema oriental. Tenho que parar com isso e conferir logo esses filmes, alguns já até estão na minha lista.
    Abração!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pelos comentários!

    @ Netshark: Não vi o Kowan Onna, mas vou conferir ;) O One Missed Call está, como dizes, interessante, e aliás pus o poster do filme na primeira imagem do post, mas não chega para o TOP 10. Digamos que está em 12º :P

    @ André Sousa: Sem dúvida ;) Acho que o cinema sulcoreano está-se a afirmar cada vez mais!

    @ Gabriel Neves: Os outros também valem a pena assistires!

    ResponderEliminar
  6. Boa lista. Talvez só pusesse Alone e Shutter, uns lugares acima na lista. O Shutter tem, para mim, um dos finais mais WT? de sempre. Concordo com o Netshark, a antologia de terror Kowai onna (Unholy Woman) também é muito boa. Aconselho sobretudo a primeira curta ;) Está na minha lista de filmes a (re)ver.

    ResponderEliminar
  7. Olá, vi um filme oriente em que um homem para na estrada para telefonar quando um jornal trazido pelo vento para no vidro da cabine, a notícia no jornal é um acidente de carro, o carro dele onde está a família, ou seja, um evento que está para acontecer. Alguém sabe o nome desse filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2 anos atrasado, mas o que vale é a intenção: O Terror da Premonição (Yogen)

      Eliminar
    2. Juarez o filme que vc citou se chama "I saw The devil" ou traduzido no Brasil para: "Eu vi o diabo". Filme muito bom, à propósito

      Eliminar
  8. shutter é o filme mais assustador que vi,tem tambem aqueles da trilogia the eye vi o terceiro muito assustador...

    ResponderEliminar
  9. Remake americano do Ringu é muito ruim. Ringu tem referências ao folclore japonês. O resultado é que o filme americano ficou meio sem pé nem cabeça, pois não tem substrato. O filme de Hollywood é o legítimo cine pipoca, mas tem o seu mérito, de fazer o mundo conhecer o cinema oriental contemporâneo. Sadako rules.

    ResponderEliminar
  10. Ótima classificação. Estes filmes são nota 10.

    ResponderEliminar
  11. nossa amei Ju-On e o grito ne se for nossa este foi o meu primeiro filme de terror asiatico, destre estes 10 ja assiste 7 + o grito na epoca q assiste ele me deu muito medo.

    ResponderEliminar
  12. Sr. Juarez,
    O filme que procura chama-se PREMONITION.
    E é um bom filme. Aconselho

    ResponderEliminar
  13. Já assisti Ringu e Ju-On mais gostei mais dos remakes, o Alone é muito bom, fiquei com bastante medo desse, gostei do The Host e to louca pra ver aquele primeiro haha'

    ResponderEliminar
  14. Quem procura os filmes orientais e está em São Paulo, podem ser encontrados nas lojas espalhadas pelo bairro Liberdade, no centro de SP.

    ResponderEliminar
  15. Cara, achei teu blog agora, e ja to adorando. Esses filmes são muito bons, principalmente A Tale of Two Sisters. Alguém sabe onde eu consigo comprar esses dvds? Obrigado o/

    ResponderEliminar
  16. Nossa, já vi todos e recomendo cada um deles! Muitos bons mesmo! Parabéns pelo blog. ^_~

    ResponderEliminar
  17. vi praticamente todos menos o host(por não despertar interesse a história) e o alone.
    Mas na minha opinião falta aí um grande filme que é o Oldboy.
    Recomendo também:
    Confessions, Memories of a murder, Strange Circus e Saam Gaang(Three extremes)

    ResponderEliminar
  18. Muitos deles eu tinha anos atras e nem me ligava muito hahaha ja hoje sou mto fã dos filmes de Terror asiaticos.... muito bons esses citados....só nao vi 2

    ResponderEliminar
  19. Vocs sabe o nome do filme em que o homem ta pescando e comeca a sair anzois de dentro dele.. tem ate uns adolescente que precensiam professores tendo relacoes .. por favor se vocs sabm o nome, comenta aquii :D fico agradecida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brunna Carvalho, acho que o filme que você se refere é A arte do demônio . Ótimo filme ! Tem o segundo filme, mas eu prefiro o primeiro .

      Eliminar
  20. Achei que faltou o filme sul coreano Death Bell de 2010 que é inteligentíssimo e o chinês Dream Home que não põe medo, mas te prende do começo ao fim.

    ResponderEliminar
  21. Esse Shutter me lembra um jogo Survival Horror clássico de PS2 chamado Fatal Frame, tinha uns espíritos realmente assustadores naquele jogo.

    ResponderEliminar
  22. Procuro um filme onde jovens fazem uma oferenda a um demônio e enquanto o bicho come, eles têm q ficar batendo em tigelas com rashis e d olhos fechados, quem espiar morre e quem parar d bater tbm, tem um ancião q é morto e comem sua carne pra poder ter o poder q o ancião tem... É um filme muito assustador e eu nao lembro o nome. Agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visões. É o 1. Nunca achei online, somente o 2. Já procurei muito. Se acharem, fico agradecido.

      Eliminar
  23. Esses filmes são ótimos. ... queria saber qual. o nome do filme de um rapaz que ver seus amigos abusando de uma jovem e não faz nada.... ela morre porém ela começa a infernizar a vida dele no final ele descobre que o tempo todo ela estava em cima dele... alguém lembra?

    ResponderEliminar
  24. Esses filmes são ótimos. qual é o nome do filme de um rapaz que ver seus amigos abusando de uma jovem e não faz nada... ela morre e inferniza a vida dele..... no final ele descobre que o tempo todo ela estava em cima dele..... alguém lembra?

    ResponderEliminar
  25. Esses filmes são ótimos. ... queria saber qual. o nome do filme de um rapaz que ver seus amigos abusando de uma jovem e não faz nada.... ela morre porém ela começa a infernizar a vida dele no final ele descobre que o tempo todo ela estava em cima dele... alguém lembra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o Shutter, citado acima, Que em Português ganhou o título de espíritos! É muito bom! ;3

      Eliminar
  26. Fiz um vídeo com algumas indicações de filmes de terror asiaticos> https://www.youtube.com/watch?v=8cEhVz0uNgA

    ResponderEliminar
  27. Já assisti a todos... Vale a pena para quem quer levar bons sustos e jogar a pipoca longe! Huehue

    ResponderEliminar
  28. Olá, alguém sabe o nome do filme japonês onde alunas estão num ônibus escolar e são cortadas ao meio? Apenas uma garota sobrevive...
    Depois a professora na escola mata várias alunas com uma metralhadora.... obrigada

    ResponderEliminar