terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TOP Ficção Científica - Década de 90

A década de 90 foi uma boa década para o género.
Aqui fica uma lista dos filmes que considero ter sido os melhores de Ficção Científica, e não hesitem a partilhar a vossa opinião!


The Matrix (1999)


Não vou elaborar um texto maior do que este, pois há apenas uma palavra para descrever este filme e o seu impacto nos anos 90: MATRIX. É que basta dizer essa palavra para saber que The Matrix constituiu o derradeiro clássico da década e revolucionou completamente o género.

Crítica: Aqui
Trailer:





Gattaca (1997)

Photobucket

Para quem me conhece bem, sabe que Gattaca é um dos meus filmes de eleição, não só no género de Ficção Científica mas também de uma maneira geral. Conta com a interpretação de um dos meus actores favoritos, Ethan Hawke, como também Jude Law, Uma Thurman e Alan Arkin. Recomendo vivamente.
Num futuro não tão distante, os ricos podem criar descendentes perfeitos, manipulando os genes. A pessoa que não surgir disso é considerada inválida. Vicente (Ethan Hawke) é considerado como tal. Disposto a tornar-se um astronauta da corporação Gattaca, ele elabora uma estratégia: compra os genes perfeitos de um jovem acidentado Jerome (Jude Law) e consegue transformar-se nele. Alcança o seu sonho, mas o assassinato do director de Gattaca complica qualquer plano.


Crítica:
Aqui
Trailer:




Apollo 13 (1995)

Photobucket

Ok... Tom Hanks + Kevin Bacon + Lua = filme obrigatório. Como já sabem, filmes que envolvam a NASA são sempre agradáveis para mim.
"Houston, we have a problem." Suspensos a mais de 350.000 mil quilómetros da Terra numa nave espacial avariada, três astronautas vêem-se imersos numa desesperada batalha pela sobrevivência.
Um filme brilhante, cada vez que o vejo faz com que o meu sonho de ir à Lua seja esquecido (temporariamente).

Crítica:
Brevemente
Trailer:




Jurassic Park (1993)

Photobucket

Tinha dois anos quando o filme estreou, é um facto, mas lembro-me de o ver quando tinha 5 aninhos e de ter adorado.
Quando era mais pequena era completamente viciada em dinossauros e sabia tudo sobre eles, pelo que Jurassic Park tornava-se obrigatório para mim.

É um clássico do realizador Steven Spielberg.


Crítica: N/A
Trailer:




Terminator 2: Judgment Day (1991)


Photobucket

Terminator 2 constitui a sequela de Terminator de 1984. Foi mais caro, com mais efeitos especiais e melhor sucedido nas bilheteiras. Na minha opinião, é mesmo o melhor da saga realizada por James Cameron.
O andróide T-101 que no primeiro filme tentou matar Sarah Connor tem agora que proteger o filho adolescente desta, John Connor, de um novo andróide modelo T-1000 que tem ordem para o matar.


Crítica: N/A

Trailer:




Twelve Monkeys (1995)


Photobucket

Twelve Monkeys é bem capaz de ser o filme de Ficção Científica mais incompreendido do Cinema. É realizado por Terry Gilliam, um realizador conhecido por fazer filmes muito complexos e incompreendidos, todavia brilhantes.
O filme passa-se no ano 2035. Após um vírus mortífero ter assolado a Terra, os sobreviventes refugiam-se em comunidades subterrâneas. Cole (Bruce Willis) oferece-se para viajar até ao passado e conseguir uma amostra do vírus, com a qual os cientistas poderão fabricar um antídoto. Mas Cole terá ainda de encontrar o Exército dos 12 Macacos, um grupo radical associado à doença causada pelo vírus.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




The Fifth Element (1997)

Photobucket

The Fifth Element conta com um elenco extraordinário e com efeitos especiais magníficos para a altura. Adorei o filme!
O filme é passado no distante ano 2257. Uma esfera do tamanho de um planeta, representando o mal supremo, está a aproximar-se da Terra a uma velocidade imparável, ameaçando exterminar todos os organismos vivos, a não ser que quatro pedras antigas que representam os elementos: terra, vento, fogo e água, sejam unidas com um misterioso 5º Elemento.


Crítica: N/A

Trailer:




Armageddon (1998)


Photobucket

A
comunidade científica não morre de amores por Armageddon, pelas suas irremediáveis falhas. No entanto, devo dizer que, apesar de não ser um filme excelente, é agradável e é dos filmes que vi mais vezes (e não me farto). Billy Bob Thornton e Bruce Willis estão excelentes nos papéis que desempenham.

A NASA tem conhecimento de que um asteróide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. Se houver colisão, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, como o que exterminou os dinossauros. A única solução possível é enviar astronautas até a superfície do asteróide e perfurar 800 pés para colocar um bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir essa tarefa é chamado o mais famoso perfurador de petróleo (Bruce Willis) que exige que a sua equipa de técnicos o acompanhe, equipa essa com um comportamento nada convencional para os padrões do governo.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




Mars Attacks (1996)

Photobucket

Se nunca viram este filme, aconselho que o vão ver o mais depressa possível. É um filme de comédia e ficção científica realizado pelo visionário Tim Burton. Não é o melhor filme por aí, mas não deixa de ser bom e constituir um clássico.
A Terra está a ser invadida por Marcianos munidos com armas intrigantes e um cruel senso de humor. O Presidente dos EUA, inicialmente convencido de que os Marcianos vieram em paz, rapidamente se vê impotente perante a ameaça que recai sobre o seu país e toda a humanidade. Contudo, é descoberta uma arma surpreendente pelos humanos, que não tardam em ripostar.


Crítica:
Brevemente
Trailer:




Pi (1998)

Photobucket

Pi constitui o primeiro filme realizado pelo brilhante Darren Aronofsky, e que conta com um score de Clint Mansell. É um filme de thriller e sci fi, extremamente complexo mas genial!
Max (Sean Gullette) é um matemático brilhante, atormentado e evita contacto com pessoas. Conseguiu construir um supercomputador que lhe permitiu descobrir o número completo do pi, que lhe permitiu descodificar o padrão numérico por trás do mercado de acções. À medida que vai se aproximando da solução, o caos vai engolindo o mundo à sua volta. Passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




Outros:

Photobucket

E ainda:

Contact, Truman Show, Astronaut's Wife, Mary Shelley's Frankenstein, Stargate, Star Trek Generations,Godzilla, Deep Impact, My Favorite Martian

por Joana Queiroz

10 comentários:

  1. sobre Matrix, só tenho a dizer que o género devia incluir os termos A.M. e D.M. "Antes de Matrix" e "Depois de Matrix"

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada =). Sobre The Matrix, concordo plenamente. Marcou definitavemente o género e a indústria cinematográfica em geral.

    O MIB é divertido :).

    Em relação ao Pi... deve ser das próximas críticas que vou escrever, e aviso desde já que poderá não agradar. Adorei o filme, e sou completamente fã do trabalho do brilhante Darren Aronofsky, mas depende muito da perspectiva. É bastante complexo e vê-lo já constitui um grande desafio. Poderão haver pessoas que "desistam" dele logo ao início, devido à sua complexidade e processamento de tanta informação, que apanha de surpresa qualquer cérebro desprevenido.

    ResponderEliminar
  3. De um modo geral estou de acordo, talvez só o Marte Ataca! é que não ache lá grande coisa :S

    ResponderEliminar
  4. Já vi alguns filmes dessa lista e concordo que aí estejam. Tenho de ver Twelve Monkeys e Pi.
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  5. @ Gema: O Marte Ataca! realmente não é o melhor por aí, mas é sempre divertido vê-lo :)

    @ Bruno Cunha: Tens que ver o Twelve Monkeys e o Pi sim senhora =). São complexos e um pouco "incompreendidos" pelo público em geral.

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma sugestão para o blog que não tem a ver com esta postagem:
    Até aos Óscares podiam criar uma postagem exclusiva para o pessoal poder deixar a opinião sobre os filmes nomeados, ou um chat. A sondagem que estão a fazer é óptima mas não nos permite opinar os filmes no contexto dos óscares. E as pessoas que votam muitas vezes não viram os filmes todos nomeados mas apenas os que viram e gostaram.
    Uma sugestão!

    PS: O blog continua a ser o meu centro de pesquisa antes de "encomendar filmes pela net" =)

    ResponderEliminar
  7. Sarah,Pedro e Jota. Excelente Blog.
    Muito bacana a idéia e toda a concepção.

    Este top 90´s está ótimo e acho legal PI estar na lista. Foi realmente uma década maravilhosa no cinema e acho que o que aconteceu no ano de 2010 foi exatamente o que rolou em 1939!

    Eu também acho que Beleza americana foi um filme marcante.

    E, Sarah obrigado pela visita e pelo comentário.
    Já estão linkados.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  8. É uma lista interessante. Achei muito positivo colocarem o "Pi" numa lista deste tipo, porque afinal de contas, a primeira obra de Aronofsky é algo de inclassificável.

    ResponderEliminar
  9. O star wars merecia melhor destaque, especialmente pelo contributo que o estudio lucasarts deu para o mundo cinematografico

    ResponderEliminar